Limitação sem Limites
Por Fabiana Silva
14/07/2023, às 17h00 | Conteúdo atualizado em 10/07/2023, às 01h21
Como é complicado lidar com nossas limitações! Por exemplo, eu já testei várias receitas de comida e, mesmo seguindo à risca, nem sempre ela fica como a da foto. Já entendi que talvez eu seja limitada nesse assunto. Pois bem, em tantas outras situações nos propomos a fazer algo novo e na ânsia de fazer começamos com o gás lá em cima, motivados e dando tudo o que temos, e ao menor sinal de algo que não conseguimos fazer a nossa limitação nos dá sinais e acende a luz vermelha “Você não consegue”.
Isso já aconteceu com você? Como se sente nesses momentos? Frustrada, triste, irritada? Você desiste?
Quero lembrar aqui que houve alguém que se sentiu limitado diante de um enorme desafio, ele se chama Moisés.
A história de Moisés é muito especial. Ele viveu uma parte da sua vida distante da sua família, cresceu na casa do Faraó, com a melhor educação, comida, vestimentas e todo tipo de conforto, porém, na verdade, ele não pertencia àquele lugar. Depois fugiu e por um tempo cuidou dos animais de seu sogro Jetro. Ele passou de “alguém” quando vivia na casa de faraó para “ninguém” na casa de seu sogro.
Foi nesse período, em que ele era um simples pastor, que Deus o chamou para voltar ao Egito e ser o libertador do povo Hebreu. Nessa época ele tinha 40 anos. Podemos acompanhar em Êxodo 3 que o Senhor se aproxima e tem um diálogo com Moisés: Deus o escolheu! Ele é quem o capacita!
Moisés, prontamente, ao ouvir a voz do Senhor, cobriu o rosto pois teve medo, disse que os Hebreus não iriam acreditar que ele havia sido enviado para os libertar. Mais adiante, no momento de falar com faraó, ele se diz não ser capaz para falar diante de todos, não tinha facilidade com as palavras, que sempre se atrapalhava. Olha aí as limitações de Moisés.
Ele as conhecia bem e não se sentia capacitado para tamanha responsabilidade. Porém, mesmo assim, Deus o quis! Deus tinha um propósito para Moisés, para o Faraó e para os Hebreus. A história é longa e linda, mas o que podemos aprender é que nossas limitações existem e sempre vão existir, todos nós a temos, mas o Senhor não.
Ele diz a Moisés “Eu estarei com você” - Ex.3.12
Aprendemos que é o Senhor quem nos capacita a lidar com a nossa limitação, seja interiormente ou exteriormente. Ele nos ajuda a caminhar e enfrentar toda elas debaixo da sua instrução e companhia. Durante o caminho, o Senhor nos prepara, nos dá ferramentas e nos ensina a entender que quando nos sentimos incapacitados ele nos capacita, quando nos sentimos abandonados, ele nos acolhe, quando perdidos, ele nos encontra e nos dá propósito.
Mesmo com limitações, o Senhor quer nos usar para alcançar propósitos maiores do que nós podemos imaginar, pois Ele se alegra em usar as nossas vidas.
Deus te abençoe.
Fabiana Silva - Coordenadora Mulheres de Esperança RTM Brasil.