Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Blog do Mulheres de Esperança

A importância de Permanecer

Por Fabiana Silva

26/07/2024, às 20h00 | Conteúdo atualizado em 26/07/2024, às 18h33

O que faz você permanecer em algo? Ou que te faz insistir e não desistir? Para mim permanecer tem a ver com o acreditar. Permanecemos em um relacionamento porque acreditamos que pode dar certo. Permanecemos em um tratamento porque cremos na melhora e na cura. Permanecemos estudando porque acreditamos que no futuro teremos bons frutos após o período de esforço.

 

A origem da palavra permanecer vem do latim “Permanesco” formada por duas palavras: Per – através e Manere – ficar. Já no grego permanecer tem a ver com continuar presente, habitar, ser sustentado.

 

Mas é muito bom e fácil a gente permanecer em situações simples, onde podemos vislumbrar a alegria. Mas há situações que vamos conhecer onde seremos tão impactadas que permanecer não é só uma opção, mas sim uma certeza. Não há outro caminho.

 

A bíblia nos conta pouca coisa da vida de Maria Madalena, só diz que Jesus quando a encontrou a libertou de 7 demônios. Maria sofria.

Sofria com a indiferença de todos, com a falta de ajuda, com dores no coração, medo, infelicidade e a solidão de alguém que é vulnerável e que não pode responder por seus atos, pois estava dominada pelo mal.

Após seu encontro com Cristo, ela foi liberta e recebeu cura de dentro para fora. Conheceu-se então uma nova Maria e ela devia tudo a Ele. Maria Madalena decidiu Permanecer ao lado do seu mestre e libertador.

O seu amigo, aquele que sabia do seu íntimo e havia acreditado e amado ela como ninguém antes o fez.

 

Maria Madalena seguiu como companheira de jornada no ministério de Jesus, uma discípula e testemunhava de tão grande amor todos os dias, através das curas, milagres e palavras de vida.

Quando Jesus foi crucificado, Maria Madalena esteve ali vendo tudo acontecer com seu Senhor. Ela novamente sofreu, sentiu dor e incapacidade. Imagino inúmeros pensamentos e sentimentos que passou em seu coração e mente. Porém ela decidiu permanecer.

 

Quando amanheceu no terceiro dia, Maria saiu cedo e foi onde estava o corpo de Cristo, ainda sem acreditar em tudo que havia acontecido nas últimas horas, e lá em desespero, ela chorou e viu alguém que achava ser o jardineiro, mas reconheceu Jesus quando ele a chamou pelo nome dizendo: “Maria”!

Ela então se voltou para ele e disse “ Rabôni” – Mestre.

Cristo a incentivou a não segurá-lo, porém ela deve ter se alegrado em ver seu Senhor ressuscitado que com certeza o abraçou. Ela foi então a primeira pessoa e ver Jesus Ressuscitado. Com certeza após este momento a fé de Maria Madalena havia sido aperfeiçoada, ela decidiu ficar ao lado do mestre até o fim!

Que experiência linda.

 

Aprendemos então que mesmo em situações que nos causam dor, confusão e medo devemos permanecer ao lado de Jesus. Acreditando na verdade e de que em uma manhã o Senhor que venceu a morte nos deu a vitória.

Por isso, não duvide. Permaneça!

 

Fabiana Silva - Coordenadora Mulheres de Esperança RTM Brasil

Compartilhe