Observatório aponta aumento no número de violência contra cristãos na Europa
Por Lucas Meloni
14/12/2021, às 15h53 | Conteúdo atualizado em 14/12/2021, às 16h00
Relatório do Observatory on Intolerance and Discrimination Against Christians in Europe mostra que houve aumento de quase 70% nos casos de crimes de ódio contra cristãos entre 2019 e 2020. As informações estão disponíveis no portal da organização e foram replicadas por veículos de imprensa e sites evangélicos e católicos de diversas partes do mundo.
De acordo com o levantamento, houve 980 ataques contra cristãos dentre 4.008 casos de crimes de ódio registrados na região. Em 2019, as notificações foram de 578 ocorrências, um crescimento de 69%.
A compilação de dados analisa, de forma detalhada, a situação dos cristãos em cinco países: França, Alemanha, Espanha, Suécia e Reino Unido. “Há uma preocupação crescente com o declínio da liberdade religiosa na Europa, incluindo liberdade de expressão, liberdade de consciência e direitos dos pais, entre outros direitos humanos. Esses países foram selecionados porque, de acordo com nossas observações, os cristãos enfrentam as maiores dificuldades”, destacou o site da organização na apresentação do relatório.
Elementos como o secularismo e o avanço do islamismo também são acompanhados de perto pelo Observatório. A Europa é, no contexto do mundo atual, um dos grandes desafios missionários de todos os tempos, já que vive, para muitos, uma era pós-cristã.
Acesse o conteúdo do relatório na íntegra e em inglês.
RTM tem missões na Europa
Desde 2019, a Trans Mundial brasileira mantém dois projetos do ministério de Missões Internacionais na Europa. Ruben e Joyce Pirola trabalham, a partir de Portugal, na produção de conteúdo em língua portuguesa em áudio e vídeo, além na formação e capacitação de novas lideranças para igrejas. Os projetos desenvolvidos pela RTM Portugal têm implicações em outros países de fala portuguesa.
Já os jornalistas Paula Ferreira e Walter Fernandes atuam diretamente da CRC, emissora italiana que integra a Trans World Radio, rede global de rádios da qual a RTM BR faz parte. Eles estão responsáveis pelo desenvolvimento de novos projetos em vídeo e áudio, além de campanhas com foco evangelístico.
Você pode orar e contribuir para que nossos missionários tenham condições de continuar a trabalhar em uma das regiões com mais resistência ao cristianismo. A sua ajuda faz a diferença. Doe.