Marcos Garcia traz dicas de como fazer devocional
Por Beatriz Gonçalves
21/01/2022, às 19h56 | Conteúdo atualizado em 21/01/2022, às 20h04
O momento devocional é essencial na caminhada cristã. Mas, infelizmente, para muitos tem sido um verdadeiro desafio separar um tempo específico para oração e estudo da Palavra.
Pensando nisso, a RTM convidou o pastor e apresentador do programa “Um Tempo com Deus”, Marcos Garcia, para compartilhar um passo a passo para ter uma vida devocional diária. Confira:
Rádio Trans Mundial: Se pudesse resumir em uma frase o que é devocional, qual seria?
Marcos Garcia: Resumiria que devocional “é a minha oportunidade de falar e ouvir a voz de Deus para minha vida”.
RTM: Tem um passo a passo para fazer antes e depois da devocional? Qual seria?
Primeiro, escolha um local silencioso e tranquilo para manter o foco na devocional. Segundo, ore e peça a Deus que fale ao coração por meio da leitura.
Em terceiro lugar, peça a graça de Deus, de maneira que possa compreender qual é o propósito dEle para sua vida.
Durante a leitura do texto bíblico, recomendo tentar imaginar o que Deus queria falar àquelas pessoas que receberam a Palavra. E o que Deus quer falar hoje.
No seu momento devocional, incluía um tempo de oração começando sempre pela gratidão. Gratidão é exercício. Depois, faça a intercessão pela sua vida e pelas pessoas que ama.
Por fim, ore ao Senhor no sentido de colocar em prática aquilo que aprendeu na sua devocional.
RTM: O que não pode faltar na devocional do cristão?
Um tempo de oração, louvor e Palavra. É fundamental que essas três coisas estejam presentes e alinhadas. Hoje, recomendo o foco, preste sempre atenção no que você está fazendo.
RTM: Indica algum material específico para fazer a devocional?
Para mim, a vida devocional parte da relação e comunhão com a Palavra de Deus, mas, eu gosto de utilizar, por exemplo, “No Cenáculo”, material conhecido no meio metodista.
Recomendo também, o “Presente Diário”, material da RTM, e “Orando em Família'', material produzido no Rio Grande do Sul.
Creio que esses guias devocionais ajudarão a pessoa que deseja ter uma vida devocional. Mas, o mais importante é ter a disposição de ir à Palavra do Senhor. O fundamental é ler a Bíblia, não apenas as meditações.
É necessário fazer a leitura do texto sempre perguntando: “Senhor, o que você falou para aquelas pessoas? O que gostaria de falar para a minha vida hoje?”.
RTM: Se puder, comente a maior dificuldade comum que as pessoas têm na hora de fazer a devocional e como resolver isso?
A maior dificuldade, em primeiro lugar, é a disciplina. A vida devocional tem que entrar na disciplina diária. Escolhemos ter uma vida devocional, assim como escolhemos fazer exercício físico, assistir uma série, ir ao trabalho ou à escola. Disciplina. Nenhum de nós pode fazer as coisas a hora que queremos.
Segundo, o foco. Especialmente se vai usar um computador, tablet ou celular para fazer a devocional. Todas as mensagens que chegam, nesse momento, podem roubar a atenção. Nos distraímos com muita facilidade e muitas vezes interrompemos esse momento para responder alguém. A sugestão que dou é colocar no modo avião para não receber nenhuma mensagem.
Perseverança é outra coisa importante. Boa parte das pessoas que converso, iniciam o ano fazendo devocional e lendo a Bíblia. Mas, infelizmente, isso dura até março, abril. Alguns, com muito esforço, até agosto e quando se dão conta, param.
Por isso, essas palavras são chave: disciplina, foco e perseverança.
RTM: Uma mensagem final para os ouvintes que estão desanimados com suas vidas devocionais?
A minha palavra é que não desanime, pelo contrário, retorne a sua vida devocional. Que você possa buscar, ler, ouvir a Palavra do Senhor.
Que você arrume tempo. Que não se distraia menos. Que você possa ter a disposição de experimentar a graça, o amor, a bondade de Deus na sua vida. Vale a pena ter tempo com Deus, na presença do Senhor.
O slogan do “Um Tempo Com Deus”, da Trans Mundial, é meditar e orar. É tão interessante que hoje, as pessoas têm pago para fazer meditações e receber influências que não tem nada a ver com a graça de Deus.
Eu quero dizer a você é de graça, no sentido que a graça de Deus foi acessível a você. Mas, não foi de graça porque Jesus morreu na cruz por sua salvação. A minha recomendação é que você possa ter intimidade com Deus.
Há uma expressão da Bíblia que diz que “a intimidade do Senhor é dada àqueles que O buscam”, que você possa buscar isso. E a melhor forma é por meio da vida devocional. Ore. Leia a Bíblia. Cante louvores. Estude a Palavra. A vida devocional será transformadora no seu dia e na sua caminhada.