Indicações Pastorais: ‘The Chosen’, a série que conta sobre Jesus a partir dos discípulos
Por Lucas Meloni
22/02/2022, às 13h20 | Conteúdo atualizado em 22/02/2022, às 13h24
A Rádio Trans Mundial lança uma nova série de conteúdos chamada “Indicações Pastorais”. A primeira indicação é da série “The Chosen” (Os Escolhidos), que retrata a vida de Jesus e a sua relação com os discípulos a partir da visão dos próprios aprendizes de Cristo.
Lançada em 2017, “The Chosen” é um fenômeno em todo o mundo. Já foi transmitida mais de 320 milhões de vezes, de acordo com dados dos produtores. A terceira temporada está confirmada. As gravações devem acontecer entre março e junho (período de Primavera nos Estados Unidos, onde a série é gravada).
Os produtores trazem uma leitura mais humanizada de Jesus e, por meio de histórias paralelas, ajudam a formar os elos que ligam os discípulos ao ministério de Jesus. Quem assiste, pode ver histórias que não são contadas na Bíblia, mas que ajudam a construir a compreensão de alguns personagens até os enredos que são retratados nas escrituras.
Para falar sobre “The Chosen”, a RTM convidou os pastores Renato Marinoni (Igreja Batista da Metrópole), apresentador do “#Adoração” e fundador do Instituto de Adoração, Cultura e Arte (IACA), e João Paulo Gouvêa (Igreja Batista Chácara Flora), apresentador do “Painel Literário” e coordenador editorial da RTM Editora. Confira abaixo as impressões:
Renato Marinoni
O encontro de Jesus com Nicodemos. A produção inspirou Marinoni a fazer até mesmo a fazer uma série de mensagens em sua igreja local, a partir dos trechos retratados no evangelho de João. “Quem viu a série observa Nicodemos sendo muito reverenciado. Era mestre dos mestres. É como se fosse um degrau acima daqueles que já estão um degrau acima. Imagina o nível de conhecimento que esse cara tinha. Era um PhD nas escrituras. De repente, ele ouve falar de Jesus, fica intrigado e vai bater na porta de Jesus. Ele chama Jesus de Rabi (Mestre), o que demonstra respeito por Jesus. Nicodemos sabia que a vinda do Reino de Deus estava atrelada a sinais. Mas o que ele esperava era um líder político que libertaria Israel dos inimigos. Jesus dá respostas inimagináveis para ele como, por exemplo, que para entrar no Reino de Deus é preciso nascer de novo. Nesta conversa, o mestre se tornou aluno”, comentou.
J.P. Gouvêa
Gouvêa destaca a forma com a qual a série destaca a vida de Jesus de um jeito bem cotidiano. “Jesus não trata com um espírito de religiosidade e nem separa o que é cotidiano e o que é espiritual. A vida espiritual se faz no cotidiano. Uma das muitas coisas que me chamou a atenção é o encontro de Jesus (na segunda temporada) com Natanael. Este encontro, relatado em João, mostra Jesus dizendo que ele era um verdadeiro israelita. Na série, Natanael até questiona a Filipe o que ele havia dito a Jesus, mas Cristo responde: ‘Eu te vi, orando, embaixo da figueira’”, comentou.
João Paulo traz, em sua visão, o ponto mais sensível da mensagem. “Natanael estava em um momento de tristeza, vai para baixo da figueira e pede que Deus o veja. Quando Jesus diz: ‘eu te conheci de antes de você estar lá na figueira’, Natanael crê, então, em Jesus e vê que ele, de fato, é o Messias. Jesus, após isso, diz que ele vai ver muitas outras coisas. Andar com Jesus é exatamente assim. A gente vê além e enxerga o Deus que cuida de nós em todos os detalhes. O Deus que age em meio à nossa vida comum”, disse.
Onde assistir
É possível assistir “The Chosen” pelo aplicativo oficial (Angel Studios) do projeto de forma gratuita. Basta procurar em sua loja de aplicativos. A primeira temporada da série está disponível também na Globoplay (plataforma paga de streaming).