Mulheres de Esperança: dignidade e apoio a quem está ferida pelas circunstâncias
Por Lucas Meloni
08/03/2022, às 15h58 | Conteúdo atualizado em 08/03/2022, às 16h01
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Rádio Trans Mundial ressalta o impacto dos projetos desenvolvidos pelo ministério Mulheres de Esperança (Women of Hope). Eles têm ultrapassado fronteiras. Em geral, boa parte das iniciativas está voltada para apoiar mulheres em países de guerra ou conflitos armados, além das que são consideradas “invisíveis” e sofrem com a exploração e violência.
O programa “Mulheres de Esperança” brasileiro, por exemplo, tem, desde 2020, alcançado mais de 20 países. Os destaques vão para Brasil, Japão, Portugal, Estados Unidos, Angola e Rússia, que lideram a lista com mais ouvintes. Mulheres em diferentes contextos ouvem falar sobre Jesus em episódios semanais baseados em temas relevantes como espiritualidade, relação familiar, ambiente de trabalho, maternidade, entre outras temáticas.
As guerras e conflitos
Os assuntos trabalhados evidenciam muitos desafios enfrentados pelas mulheres na atualidade. Se em circunstâncias normais, vários dilemas, presentes nas áreas citadas acima, já preocupam, imagine a realidade de quem vive em países em guerra ou em conflito armado. É este o alerta feito por Susie Pek, coordenadora do Ministério Mulheres de Esperança para Brasil, América Latina e Caribe.
“Hoje faz muito a diferença olharmos e orarmos pelas mulheres de lá. Em algumas regiões, as coordenadoras do WoH conseguem mobilizar as mulheres em iniciativas de apoio como distribuição de água e refeições. Elas estão pedindo sabedoria a Deus a respeito de como elas podem ministrar a outras mulheres que estão nos países em situação de guerra”, disse.
As mulheres invisíveis
Além da programação de rádio, o Mulheres de Esperança alcança as mulheres e muitas famílias por meio de entrega de alimentos e trabalho evangelístico em presídios, entre outras ações de apoio prático no dia a dia. Essas medidas são pensadas e desenvolvidas para atender, sobretudo, as mulheres tidas como “invisíveis”.
“São as mulheres que são traficadas, as que vivem em situação de violência doméstica, as que sofrem incesto – uma grande realidade, infelizmente, ainda -, as que estão em países em guerra e sofrem estupros como arma de guerra – e neste aspecto entram crianças também como vítimas, inclusive meninos. Todas essas situações são drásticas e mostram o quanto essas mulheres consideradas invisíveis precisam de apoio. De forma geral, o ME tem este ministério de compaixão, oração e Palavra de Deus para apontar o sustento e a vida eterna e, em alguns lugares, iniciativas mais específicas”, acrescentou Susie.
Ore pelas mulheres
Você pode orar pelos países onde o ministério Mulheres de Esperança atua. Confira abaixo alguns pedidos de oração:
- Peça pela proteção das equipes e por sabedoria do Senhor às mulheres da Rússia e da Ucrânia, em especial;
- Ore por libertação e por apoio às mulheres que vivem em regimes opressores, sobretudo na região do Oriente Médio, e nas áreas de conflito armado pelo mundo;
- Peça por uma ação divina para que redes de prostituição e tráfico humano sejam desarticuladas e descontinuadas em todo o mundo;
- Lembre de pedir pela cura e por esperança ao coração das mulheres. Que muitas conheçam a Cristo e possam, assim, anunciá-lo a suas famílias.