Nova temporada de “Espelho na Janela” estreia segunda (7)
Por Lucas Meloni
03/03/2022, às 11h10 | Conteúdo atualizado em 03/03/2022, às 11h22
A partir de segunda-feira (7), o público passa a conferir a segunda temporada do programa “Espelho na Janela”, da Rádio Trans Mundial. A produção, que traz história de personagens bíblicos com contextualização histórica e, em alguns casos, um complemento ficcional, está repleta de novidades.
Renata Burjato e Israel Mazzacorati, que desenvolveram a primeira temporada juntos, ganham o reforço do escritor André Daniel Reinke, autor dos livros “Rádio Trans Mundial – 50 anos”, “Os Outros da Bíblia” e “Aqueles da Bíblia”. A contribuição dele será nos roteiros com detalhamento histórico e teológico dos novos episódios.
Os ouvintes vão poder acompanhar a locução de Paula Ferreira, ex-apresentadora do “Fique por Dentro”, da RTM, atualmente jornalista em missão na CRC, rádio parceira da Trans World Radio (TWR) na Itália.
Personagens
Renata Burjato, produtora e apresentadora, comenta sobre a relação dos personagens que devem ter suas histórias contadas nesta temporada. “A gente conta com alguns que são bem conhecidos do público e com aqueles que, muitas vezes, a gente não tem nem o nome deles nas páginas da Bíblia. Por exemplo, Mateus, o evangelista, e a mulher que foi flagrada em adultério. A gente aprende muito do caráter de Deus a partir da ação e da resposta de Jesus dada a ela”, comentou.
Entre os personagens com histórias confirmadas para esta temporada estão: o Carcereiro da Prisão de Filipos, o rei Josias, Priscila (esposa de Áquila, ambos apoiadores do apóstolo Paulo), Tomé (discípulo), Lóide (avó de Timóteo) e a Mulher com Poder de Adivinhação.
Frio na barriga
Para Renata, o temor e a responsabilidade em trabalhar o texto bíblico sempre estão presentes. “Posso dizer que é muito desafiador. Sempre com aquele frio na barriga, com bastante temor diante do texto bíblico, para desenvolver algo que tenha a ver com a Palavra porque a gente quer que este projeto traga honra e glórias para Deus. Que ele se alegre com o que a gente produz. Cada história é muito única. É começar do zero de forma constante para abordar cada um dos personagens”, ressaltou.
Israel comenta que o programa tem, de certa forma, uma função terapêutica. “Produzir o Espelho na Janela consiste em dar vida a personagens em situações semelhantes às nossas. As distâncias cronológica, cultural e geográfica que os personagens bíblicos estão em relação a nós não impedem que nos vejamos neles e em suas histórias. O que conecta o hoje com o passado bíblico é o coração humano e o Deus Eterno. Vemos naquelas pessoas os mesmos padrões de comportamento, necessidades existenciais, dificuldades para confiar em Deus de modo prático. Por isso, o Espelho na Janela tem uma função terapêutica. Ele é um meio de nós nos encontrarmos com a vida diante do Eterno e, assim, sermos curados por sua graça e amor”, disse.
Para ouvir
Os episódios da primeira temporada de “Espelho na Janela” estão disponíveis na página do programa no site RTM. Na programação da Trans Mundial, o programa vai ao ar todas as segundas, às 10h30 (horário de Brasília), com reprises ao longo da programação. É possível ouvir em podcast pelas principais plataformas de áudio.