Sons da Missão: ensino da música e apoio a quem procura uma nova chance
Por Lucas Meloni
18/03/2022, às 13h27 | Conteúdo atualizado em 18/03/2022, às 13h38
O projeto “Sons da Missão”, desenvolvido pela Cristolândia – braço da Junta de Missões Nacionais (JMN) que trabalha no acolhimento e apoio a dependentes químicos -, está em expansão. A iniciativa, que nasceu em julho de 2021, chegou, em setembro passado, ao Estado de São Paulo. Os primeiros alunos já apresentaram um musical especial de fim de ano no Rio de Janeiro.
O primeiro núcleo paulista a contar com “Sons da Missão” foi o de Jacareí, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Na atualidade, o polo conta com 20 acolhidos. Todos optaram por participar do projeto.
“Nós tínhamos a ideia de desenvolver um projeto de musicalização dos nossos acolhidos. Com a chegada da pandemia, as coisas pararam. Em setembro do ano passado, uma voluntária chegou e disse que tinha dois violinos, flauta transversal e um clarinete e perguntou se poderíamos retomar a ideia do projeto musical. Na mesma semana, nosso coordenador estadual esteve na unidade (Jacareí) e chegamos ao ‘Sons da Missão’ e, em duas semanas, começamos”, disse Juan Pablo de Lima, responsável pelo projeto em Jacareí.
O “Sons da Missão” nasceu no Rio de Janeiro, a partir de uma ideia de Débora Martins e Joyce Leão, estudantes do Seminário Batista do Sul. Além de RJ e SP, há trabalhos iniciados em Brasília e Espírito Santo. O “Missão Notícia”, da Rádio Trans Mundial, noticiou a criação do projeto, em edição de 27 de julho passado.
O pontapé inicial do projeto em Jacareí foi dia 7 de setembro. Na ocasião, o núcleo recebeu doações de violinos e violoncelos. São três professores dedicados ao ensino da música nas áreas de violino, violoncelo e canto coral / teoria.
O ensino da música representa uma forma de estimular o acolhido a adquirir algo prático que possa aplicar posteriormente à sua passagem pelo projeto, ajudando a desenvolver, muitas vezes, alguma habilidade na música que não estava evidenciada.
Musical “Eu Sou Livre”
Em dezembro passado, a JMN realizou um musical especial de Natal chamado “Eu Sou Livre”. Este encontro reuniu, no RJ, turmas do projeto fluminense e paulista. “Foi algo muito especial porque os acolhidos participaram e, logo na sequência, tiveram a oportunidade de passar as festas de fim de ano com a família e puderam mostrar aos familiares o que aprenderam, o que estão fazendo. É algo muito impactante”, comentou Lima.
Saiba mais
Outras novidades do projeto “Sons da Missão” em Jacareí podem ser conferidas pelo Instagram @cristolandia_jacarei.