Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

RTM apoia iniciativa que busca mapear ações de capelania no Brasil

Por Lucas Meloni

15/06/2022, às 08h52 | Conteúdo atualizado em 15/06/2022, às 08h57

A Rádio Trans Mundial participa de um projeto que busca mapear as ações de capelania no Brasil. A iniciativa quer identificar e apontar os resultados de trabalhos realizados no país ao longo da última década nas mais diversas áreas de capelania.

 

Sob coordenação do capelão Adriano Cruz, apresentador do programa “Espaço do Capelão” e autor do livro “Diário do Capelão” (RTM Editora), o mapeamento, em parceria com a Capelania do Brasil, é uma forma de levantar e atualizar dados que ajudem a mensurar a dimensão do trabalho dos capelães pelo Brasil de modo a permitir a elaboração de estratégias e diretrizes para este público.

 

“Ao longo de 13 anos na estrada treinando capelães, nós precisamos agora fazer um levantamento para saber onde estão e quem são esses capelães. O mapeamento é uma pesquisa sobre a atuação da capelania no Brasil para diagnosticar como está a atividade. Desta forma, a gente vai poder criar uma rede, possibilitando a ampliação do radar da capelania. O grande ganho é poder trabalhar em rede, conectando capelães”, disse Cruz à Rádio Trans Mundial.

 

A iniciativa pode ter implicações ainda maiores, já que será uma ferramenta útil, de modo a contribuir com organizações cristãs parceiras que precisarem de pessoas de referência para contato ou apoio no desenvolvimento de iniciativas locais.

 

A ideia é que pessoas que já tenham participado de congressos de capelania, cursos ou atuaram em ações de capacitação desenvolvidos pela RTM, Capelania do Brasil ou outras instituições parceiras do segmento entrem em contato, participem do levantamento e integrem os dados.

 

“Eu sei que, pela RTM, já foram treinados mais de cinco mil capelães. Precisamos saber agora onde eles estão atuando e com o quê. Com o mapeamento, a gente vai poder filtrar e identificar com mais precisão como está o serviço de capelania no Brasil”, acrescentou Adriano.

 

Pessoas que atuam nas áreas de capelania escolar, hospitalar, militar, prisional, esportiva, entre tantas outras, podem participar. O objetivo do mapeamento é trazer dados detalhados também por segmentos de atuação.

 

Vale ressaltar que o mapeamento não é restrito apenas a pessoas que foram formadas ou capacitadas pela RTM e Capelania do Brasil, mas estende-se a todos que atuam em capelania e possuem formação para a função.

 

A partir do mapeamento, um dos objetivos é que seja desenvolvido um plano de mentoria com esses capelães, possibilitando a eles acompanhamento (a quem desejar) e apoio com ferramentas, materiais e conteúdos (muitos deles disponibilizados através do programa “Espaço do Capelão”).

 

“A RTM é parceira neste mapeamento que é inédito no Brasil. Nenhuma outra organização fez nada parecido com este levantamento. É por isso que é necessário e urgente ter dados do tipo para que nos ajude a elaborar estratégias e ações eficazes no atendimento a esse público”, complementou Cruz.

 

Como participar

Se você é capelão e deseja participar deste mapeamento, entre em contato com Adriano Cruz pelo e-mail contato@capelaniadobrasil.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99569-5785. 

Compartilhe