Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Interserve completa 19 anos de Brasil e planeja ampliar atividades

Por Lucas Meloni

17/08/2022, às 10h59 | Conteúdo atualizado em 17/08/2022, às 11h04

No último dia 10, a Interserve Brasil (ISB), escritório da missão internacional que trabalha com o envio de profissionais das mais diversas áreas a campos missionários, completou 19 anos. Como parte da celebração, a organização se prepara para, em breve, inaugurar seu escritório em São Paulo (SP) e planeja ampliar as suas atividades, de modo a se tornar ainda mais conhecida em meio a igrejas de diferentes denominações.

 

A Interserve internacional começou na Índia, em 1852, com o objetivo de compartilhar com a população local sobre o evangelho de Cristo de forma prática à realidade da época. 

 

De lá para cá, a organização expandiu as suas atividades e está presente em 17 países por meio de escritórios que viabilizam oportunidades missionárias e capacitam profissionais a serem enviados para os mais diversos destinos. 

 

No Brasil, o início aconteceu a partir de uma parceria entre o Centro Evangélico de Missões (CEM) e a Interserve Canadá, em 2003. Os canadenses tinham o objetivo de estabelecer na América Latina um projeto que ajudasse na preparação de missionários para o campo que atuassem profissionalmente em áreas vitais. Já o CEM, tinha em seu estatuto uma cláusula que previa acolher alguma agência missionária, o que não havia acontecido até aquele momento. 

 

Na atualidade, a ISB conta com 16 parceiros (profissionais em missão) em campo. Por questão de segurança, as identidades e os destinos são mantidos em sigilo. As regiões de atuação da Interserve se concentram, sobretudo, na Ásia, Oriente Médio e Eurásia.

 

“Desde que a ISB foi criada, a nossa missão é contribuir com o campo missionário. A Interserve internacional completou recentemente 170 anos, o que a torna uma das organizações missionárias não denominacionais mais antigas do mundo. O modelo de atuação da Interserve chegou como um desafio para a igreja brasileira, que tem uma história belíssima de envio de missionários, mas sempre no formato mais ‘tradicional’. Acredito que temos como desafio essa construção de visão de trabalho, que não é novo a nível mundial, mas para a igreja brasileira, a gente percebe que ainda não é comum ver profissionais indo para o campo para atuarem em um modelo diferenciado de missões”, disse Ubiratan Morais, diretor executivo da ISB.

 

Tecnologia

As descobertas tecnológicas e a criação de novas ferramentas que otimizam a vida das pessoas funcionam como grandes janelas missionárias, explica Ubiratan. Segundo ele, a área de tecnologia tem sido grande exportadora de profissionais brasileiros para o mundo. Quando o assunto é profissionais em missão, o assunto não é diferente. “Muitos países estão à procura de profissionais com essa formação para alavancar áreas diversas de sua economia. Tem sido uma grande oportunidade para enviar parceiros nossos a campo”, complementou.

 

Escritório em SP

São Paulo, um dos principais destinos do país, reúne grande parte dos eventos como conferências e congressos. Para potencializar a participação em programações deste tipo e aumentar contato com igrejas do Estado, a Interserve decidiu abrir um escritório na cidade de São Paulo. O ponto de trabalho será na Primeira Igreja Batista de São Paulo, na região central.

 

“A nossa sede continuará em Viçosa. A nossa intenção, inclusive, é aumentar o número de colaboradores em Minas, mas sem perder a oportunidade de colocar em atividade nosso escritório em SP, uma vez que temos muitos parceiros no Estado”, destacou Morais.

 

Novos projetos

Parte da celebração dos quase 20 anos da Interserve é pensar no futuro. Um dos principais objetivos é tornar a missão mais conhecida entre igrejas e outras organizações. Uma das particularidades da ISB são os modelos de envio. No formato On Track (curto prazo), o profissional em missão desempenha atividades no período entre 1 e 23 meses. Já na Missão de Longo Prazo, a pessoa dedica um período de permanência muito superior a dois anos. A missão tem implantado um terceiro formato chamado On Track Plus, que funciona como uma extensão de poucos meses a quem deseja ficar em campo por um período que não chegue a três anos (por exemplo, dois anos e quatro meses). 

 

Além da capacitação e preparação para o envio, a Interserve conta com equipes nos países de envio para dar apoio às famílias missionárias que chegam.

A organização estuda projetos também na área digital para dar suporte aos profissionais em missão enviados pelo escritório brasileiro.

 

Em dezembro de 2021, a RTM destacou através do programa “Missão Notícia” o lançamento do e-book “Missões em um Novo Tempo”, coletânea de alguns artigos publicados por Bijoy Koshy, diretor internacional da Interserve, na revista Ultimato, que abordam os impactos da pandemia da Covid-19 ao universo missionário. Ouça a primeira parte da entrevista com Tonica Van der Meer, uma das fundadoras da ISB, no player abaixo.

Compartilhe