Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Nigéria: país registra sete mil mortes de cristãos em três anos

Por Lucas Meloni

04/08/2022, às 14h40 | Conteúdo atualizado em 04/08/2022, às 14h45

Um levantamento realizado pelo Observatório da Liberdade Religiosa na África – ORFA (sigla em inglês) e divulgado pela Portas Abertas (organização cristã de apoio a cristãos perseguidos) mostra que a Nigéria, em três anos, registrou a morte de mais de sete mil cristãos. O número elevado evidencia o alto grau de perseguição às pessoas que professam a fé cristã no continente africano, em especial, pela forte presença de grupos extremistas na região.

 

Os dados são referentes ao período entre 2019 e 2021. Segundo o relatório, os cristãos enfrentam riscos a partir de diferentes fontes de violência. “Cristãos foram desproporcionalmente afetados pelos assassinatos nos ataques do Boko Haram, Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP), pastores de cabra fulani e criminosos independentes. Os dados coletados mostram que ao menos sete mil cristãos foram mortos por motivos religiosos nesse período”, destaca trecho do documento. 

 

A Nigéria tem histórico de hostilidade aos cristãos há muito tempo. O país é monitorado por Portas Abertas desde 1993. Em 2020, o país passou a figurar entre os 10 mais perigosos, de acordo com a Lista Mundial da Perseguição (LMP). Neste ano, o país chegou ao sétimo lugar. 

 

A rotina por lá é vivida em meio a registros de ataques com mortes e sequestros. O grupo extremista Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP) publicou, em 10 de maio, um vídeo com a execução de 20 cristãos nigerianos. 

 

Segundo Portas Abertas, uma das descobertas do relatório é que a maioria dos ataques fatais acontece no período de cultivo. “O que traz impacto maior na vida das vítimas do que os ataques em outros momentos, pois matam cristãos pelo ataque ou pela fome, queimando as plantações, sobretudo no Norte da Nigéria. Os extremistas muçulmanos estão mirando cristãos e atacam as vilas onde sabem que eles vivem”, destaca a organização.  

 

Estima-se, ainda, que mais de 20 líderes cristãos tenham sido sequestrados por grupos extremistas na Nigéria apenas neste ano.

 

Para evidenciar os grandes desafios naquele continente, o tema do Domingo da Igreja Perseguida (DIP), realizado em junho passado, foi “Nigéria e Oeste Africano”. Portas Abertas conta com um e-book gratuito (30 Dias de Oração pela Nigéria e Oeste Africano) que pode ser baixado pelo site da organização. 

Compartilhe