Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Desafios de se ensinar crianças em casa e na igreja

Por Lucas Meloni

10/10/2022, às 10h25 | Conteúdo atualizado em 10/10/2022, às 10h23

Neste Mês das Crianças, a Rádio Trans Mundial destaca a importância do ensino dado aos pequenos em casa e na igreja. A convite da RTM, Betina Korber Silva, professora, pedagoga cristã e uma das colaboradoras do devocionário "Surpresas para Hoje" (União Cristã e RTM Editora), faz algumas observações sobre as influências que os pequenos recebem do mundo em relação ao volume de bons conteúdos que têm vindos da igreja.


Betina acredita haver uma inversão de valores. “Em primeiro lugar, vamos considerar a inversão de valores em que vivemos. O que dura mais: a vida terrena ou a vida eterna? Então, o que deveria ser mais importante: preparar seu futuro como adulto ou preparar seu futuro como morador da cidade celestial? No entanto, passamos muito mais tempo nos nossos trabalhos seculares do que na igreja e as crianças recebem muito mais ensinos seculares que bíblicos. As famílias continuam acreditando que uma hora por semana de escola bíblica vai suprir seus filhos espiritualmente”, comentou.


Dupla contribuição
A educação dos pequenos deve ser um projeto de dupla contribuição: família e igreja, destaca Betina. “Em muitos casos, o ministério infantil nas igrejas tem assumido esse desafio de ser relevante na vida dos pequenos, ensinando-lhes os valores eternos durante uma hora, enquanto todos esperam que a criança os colocará em prática sozinha nas outras 167 horas da semana. A conta fecha? Para se criar adultos saudáveis espiritualmente, é imprescindível que a família assuma o controle da educação espiritual de seus filhos, contando com o apoio da igreja”, disse.


Pontos que merecem atenção
Betina traz uma série de cuidados que precisam ser tomados. Confira:


- Enquanto as mídias usam todas as descobertas da psicologia moderna para conquistar as crianças para seus conteúdos, no mínimo, duvidosos (quando não são descaradamente maliciosos), as igrejas têm à sua disposição pessoas de boa vontade, mas sem nenhum treinamento pedagógico para ensinar as crianças; 
- Em grande parte dos casos, o ministério infantil fica em segundo plano nas prioridades da liderança da igreja. Isso se torna visível na estrutura física, no orçamento, no apoio às necessidades dos voluntários;
- Falta valorização por parte dos pais/ familiares. Seus filhos faltam na escola porque está frio? Claro que não. Na igreja também não devem. A inconstância é um dificultador muito grande para os professores do ministério infantil, pois trava qualquer planejamento de aulas, além de prejudicar a dinâmica da aula;
- Muitas igrejas ainda não têm a cultura de pastoreio de crianças. Isso não significa ter um pastor de crianças, e sim, pessoas dispostas a discipular crianças, acompanhando-as inclusive durante a semana, mesmo que a distância. Isso é especialmente importante no caso de crianças que vão à igreja sem os seus pais, e não recebem alimento espiritual em casa.

Dicas de atividades
Na última sexta-feira, a RTM publicou dicas de atividades / brincadeiras que podem ser desenvolvidas com os pequenos por causa do Mês das Crianças, cujo dia é celebrado na próxima quarta (12). Leia o conteúdo na íntegra aqui.

 

Compartilhe