Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Marcos Garcia, apresentador do programa “Um Tempo com Deus”, é ordenado bispo metodista

Por Lucas Meloni

24/10/2022, às 13h00 | Conteúdo atualizado em 25/10/2022, às 08h30

No último sábado (22), Marcos Antonio Garcia, apresentador do programa “Um Tempo com Deus”, da RTM, recebeu a consagração episcopal. A cerimônia ocorreu na Igreja Metodista em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo (SP), onde já atuava como pastor titular. A partir de janeiro, Garcia será o bispo responsável pela 3ª Região Eclesiástica, que cobre a Grande SP, Grande ABC e regiões metropolitanas da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Ele substituirá o bispo José Carlos Peres.


Garcia começou a sua jornada pastoral em 1982, na Igreja Metodista em Vinhedo (SP), ainda como seminarista. Ele acumula passagens por igrejas locais em São Roque, Mairinque, Sorocaba, Tucuruvi e, desde 2014, é o pastor integral da Igreja Metodista em Santo Amaro. 


O governo eclesiástico da Igreja Metodista é pelo chamado modelo episcopal. Neste formato, a organização hierárquica tem como autoridade gestora máxima da igreja a figura do (a) bispo (a). A gestão do sistema é feita por um Colégio Episcopal que reúne bispos de todas as regiões eclesiásticas da denominação.


O processo de escolha de um bispo tem início cerca de dois anos antes da eleição. As igrejas locais, os distritos e as regiões eclesiásticas indicam nomes de potenciais candidatos para o cargo. A definição ocorre no Concílio Geral da igreja, que foi em julho passado. O primeiro momento é chamado pelos metodistas de “Bispo Eleito”, com a definição dos escolhidos. A segunda parte é a consagração episcopal que, no caso de Marcos Garcia, aconteceu no sábado passado. A terceira parte é a posse, no sentido pastoral, em novembro das funções como bispo. A partir de janeiro, de forma efetiva, Garcia assume a direção da 3ª Região Eclesiástica, uma das mais extensas e mais populosas da denominação no país.


Após a eleição a bispo, algumas mudanças chegam. A primeira delas é que Garcia deixará de atuar em igreja local e passará a servir à região eclesiástica sob sua responsabilidade. A sede de sua gestão será o bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Sob sua responsabilidade estarão cerca de 220 pastores e pastoras metodistas. Estima-se que se levar em conta as famílias pastorais, seminaristas e as pessoas que servem na parte administrativa das igrejas locais, o número possa superar as 800 pessoas.


“A maior atribuição deste novo cargo é pastorear os pastores e as pastoras. Além da questão pastoral, há a responsabilidade administrativa da região. Isso quer dizer que pensamos as ações de projetos missionários regionais, a presidência do concílio regional, além da liderança leiga da igreja”, disse Garcia.


Para efeito de nomeação, a nova igreja sob responsabilidade de Garcia será a Catedral Metodista de São Paulo, na Liberdade, região central de São Paulo.


O culto de consagração episcopal foi transmitido pela RTM no sábado à noite e teve as participações dos bispos Peres, Nelson Luiz Campos e Hideide Brito Torres.


Um Tempo com Deus
Garcia comentou com a RTM sobre o desejo de continuar à frente do programa “Um Tempo com Deus”, que ele já apresenta desde fevereiro de 2017. “No meu coração está o desejo de continuar a desenvolver este ministério. Vou me organizar para estar no programa. Algumas edições poderão ser gravadas e em outras algum pastor possa me substituir, em virtude de visitas que terei que fazer pelas igrejas da região eclesiástica, mas é meu desejo manter o relacionamento com o público e com a RTM. É uma alegria servir também através da Rádio Trans Mundial”, acrescentou.

Compartilhe