Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

RTM realiza ações com rádios parceiras do MA

Por Lucas Meloni

14/10/2022, às 11h15 | Conteúdo atualizado em 14/10/2022, às 11h16

O locutor e apresentador Fábio Zamana desembarcou na última quinta-feira (13) no Maranhão para uma série de ações com as rádios parceiras da RTM em São Luís. Zamana já participou de programações ao vivo e fez uma visita ao Museu Huguenote Daniel de La Touche, que conta a história da fundação francesa da capital maranhense, a partir da identidade franco-protestante. O locutor deve participar ainda de um encontro de ouvintes no Estado. 


Ontem, o locutor conheceu o Museu Huguenote Daniel de La Touche, conhecido informalmente como Museu Protestante, que conta detalhes sobre a fundação de São Luís, realizada por franceses, dentro da ótica de preservação dos princípios protestantes. A palavra Huguenote, aliás, era o nome dado aos protestantes advindos da Reforma da França durante o século 16. O espaço cultural fica no Centro Histórico de São Luís e, assim como o entorno, traz elementos fortes da arquitetura francesa.


Durante a visita, Zamana foi acompanhado por um guia do museu que falou sobre a história de fundação de São Luís, em 8 de setembro de 1612; sobre os monarcas Henrique IV e Luís XIII (que foi a inspiração para o nome do Forte de São Luís que, posteriormente, deu nome à cidade); bem como sobre a primeira Constituição Geral das Américas além de detalhes sobre as guerras entre católicos e os huguenotes, em especial, a noite de São Bartolomeu, retratada na tela “O Massacre de São Bartolomeu”, de François Dubois, que ocorreu em 24 de agosto de 1572. A França estava em caos pelos conflitos religiosos. Historiadores acreditam que entre 20 mil e 50 mil pessoas foram mortas naquele conflito. Ao todo foram registrados oito confrontos entre católicos e protestantes. A história de Daniel de La Touche, que nomeia o museu, é um dos pontos fortes do espaço. Ele foi um famoso militar da Marinha Francesa do século 17 que comandou as expedições francesas que tinham como objetivo a colonização da região Norte do Brasil.


“Achei incrível e muito importante saber que uma cidade foi fundada por cristãos protestantes. É algo super gratificante. Uma das coisas que mais me impactou foi ver com todos os funcionários são voluntários, fazem isso com tanto carinho. O guia que atendeu a gente foi super atencioso, mostrou amor pelo museu. Em relação à história, foi interessante saber que em determinado momento, os católicos e os protestantes fizeram acordo de paz para conviverem no mesmo lugar e respeitando as diferenças de cada um”, disse Fábio Zamana ao site da RTM.


O Museu Huguenote conta com 19 voluntários e funciona de segunda a sábado, das 14 às 18 horas. O endereço é Rua Djalma Dutra, 128, Centro Histórico de São Luís. A entrada custa R$ 5,00 (para visitas guiadas. Sem guias, é grátis).


Outras programações no MA
Nesta manhã, Zamana participa ao vivo da programação da rádio Esperança FM, que, assim como a 92 FM, retransmite a RTM nas madrugadas. À noite, Zamana participará da cerimônia de aniversário do bispo Mário Porto, um dos comunicadores da 92 FM. No sábado, ele deve visitar os Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas. Já no domingo, ele estará presente em um encontro de ouvintes da 92 FM, em São Luís. 


Alguns registros da viagem serão compartilhados pela Rádio Trans Mundial no Instagram

Compartilhe