Ano Novo, velhos desafios
Por Convidado(a)
26/12/2022, às 09h00 | Conteúdo atualizado em 23/12/2022, às 10h45
Por Susie Pek
Mais um ano chega ao fim. Foram 365 dias marcados por perdas e ganhos, frustrações e conquistas, vitórias e insucessos. Cada um tem um olhar próprio para o ano. Há os que levarão doces lembranças, os que se sentem neutros e aqueles que estão ansiosos para se despedir de 2022.
Embora as opiniões se dividam quanto ao ciclo que fica para trás, o desejo de novidade e mudança para o novo ano é praticamente unânime. O início de uma nova etapa desperta a vontade de experimentarmos mudanças e inovações. Começamos uma nova fase já sonhando com as novas histórias que contaremos daqui a 12 meses. Os novos planos vêm com um ânimo especial. Este novo gás é essencial para darmos passos certeiros rumo à realização de nossos objetivos.
Nessa jornada não podemos ignorar os desafios! Os antigos e os novos! Toda conquista passa por obstáculos próprios. Precisamos contar com eles. Na verdade, diria que, mais do que contar que virão, é necessário que nos preparemos para lidar com cada um. Esse preparo todo requer atenção total a duas áreas especiais: nossa mente e o coração!
Nossa mente é nosso grande campo de batalha. Lá estão nossas referências, nosso olhar para vida, a maneira como entendemos as pessoas e situações. Além disso, nossos pensamentos têm impacto direto em nossas emoções. Ela é um bem precioso. Como está a qualidade dos nossos pensamentos? “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Fp 4.8).
Para mantermos nossa saúde mental, precisamos examinar nossos padrões de pensamento: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). A palavra de Deus é fonte infinita de sabedoria. Ela nos ajuda de forma muito prática no nosso dia a dia. “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações” (Cl 3.16). Uma mente alinhada com o Senhor é uma mente saudável, sábia e feliz!
Nosso coração é igualmente importante. Jesus afirmou que é de dentro do coração que saem todos os males. É lá que guardamos mágoas, acolhemos a ansiedade, nutrimos desejos maldosos. “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Pv 4.23). É lá também que abrigamos nossas maiores paixões e amores. “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças” (Dt 6.5).
Quando nossa mente e o coração estão rendidos ao Senhor, nosso olhar para o mundo é outro. Sua palavra é nossa fonte de instrução para todos os desafios diários, lançamos nossas ansiedades sobre ele, apresentamos nossos pedidos e buscamos colocar em prática suas orientações. Os velhos e novos desafios do ano novo contam com a ajuda do nosso Deus eterno e todo-poderoso.
Susie Pek é coordenadora do Ministério Mulheres de Esperança RTM para o Brasil, América Latina e Caribe