Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Até aqui nos ajudou o Senhor!

Por Convidado(a)

28/12/2022, às 09h00 | Conteúdo atualizado em 23/12/2022, às 10h45

Por Itamir Neves

 

Provavelmente você já se perguntou qual o significado bíblico da palavra Ebenézer. Ebenézer, em hebraico, significa "pedra de ajuda".  O profeta Samuel teve um grande motivo para levantar um memorial de pedra e pôr naquele local o nome de Ebenézer: Deus derrotou os inimigos de Israel naquele lugar.


Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: Até aqui nos ajudou o Senhor! (1 Samuel 7.12)
Quando você precisa confiar em Deus, onde você encontra coragem para dar o passo de fé?


A Bíblia nos mostra que a solução é trazermos à nossa memória o que nos traz esperança (Lm 3.21). Se até aqui o Senhor nos ajudou, ele vai continuar nos ajudando! A Bíblia diz que Deus não muda (Ml 3.6; Tg 1.17). Qual é o desafio que você enfrenta? Parece impossível? 


Através desse princípio temos aqui a resposta: Só quando entregamos tudo nas mãos de Deus e confiamos nele podemos dizer como Samuel: até aqui o Senhor me ajudou!


Existem cinco verdades sobre esse princípio:


1ª verdade: mostra que podemos confiar em Deus quando lembramos de tudo o que ele já fez por nós
O que lhe causou medo e dúvidas neste ano? Será que você confiou plenamente em Deus?  Você pode se lembrar do que aconteceu nesses últimos 12 meses? Você se lembra do que Deus fez? Ao exercitarmos essa reflexão sobre o que Deus já fez, somos fortalecidos e encorajados pelo Senhor. Ele nos ajudou até aqui e continuará porque ele é Pai amoroso e Deus misericordioso.


2ª verdade: ao nos arrependermos, podemos ter certeza do cuidado de Deus por nós

Deus respondeu e responde às nossas orações. Mas, olhando para trás, você se lembra de ter orado arrependendo-se dos seus pecados? Você já confessou seus erros diante do Senhor? Seus pecados já estão perdoados em Cristo, mas reconhecê-los é parte fundamental do processo de crescimento na intimidade e no amadurecimento da jornada espiritual. Ao confessar, reconhecemos nossa falha e nossa total dependência de Deus.


3ª verdade: aponta que Deus tem interesse, pois ele é “a pedra de ajuda” para todos nós
Você se lembra da ajuda de Deus em janeiro, fevereiro, março, em todos os meses até agora, até aqui em dezembro? Qual é o memorial que você fez neste ano que lhe faz lembrar que Deus atuou bondosamente em seu favor? Não existe auxiliador melhor que o nosso Senhor. Ele é quem nos acompanha e nos ajuda a caminhar em meio aos desafios. Logo, não estou sozinho! Lembre-se sempre disso.


4ª verdade: mostra que se até aqui o Senhor nos ajudou, ele vai continuar ajudando a todos nós
Qual é o “balanço” que você faz de 2022? Fracassos? Vitórias? Tristezas? Alegrias? Dúvidas? Certezas?  Quando permitimos que o Espírito Santo nos encha e conduza nossa vida, somos transformados e confirmamos na bondade e na fidelidade do nosso Deus.

 

5ª verdade: mostra a necessidade de uma completa mudança de vida de todos nós
Esses 12 meses não foram fáceis. Tivemos várias dificuldades, mas em todas elas o Senhor nos ajudou. Podemos dizer que tudo foi resolvido? Ainda não, mas até aqui o Senhor nos ajudou! Cremos nisso? Não basta crer, precisamos também demonstrar por meio de nossos atos o que cremos. Nossas ações precisam refletir o que falamos e sentimos. 


Quando buscamos a Deus de todo o nosso coração, Deus se ocupa com as nossas causas e com nossas dificuldades! O ano de 2022 foi repleto de dificuldades, mas ao olharmos para trás precisamos agradecer a Deus, pois até aqui termos conseguido superar os dias mais difíceis com fé. Foi um ano de ensinamento e pensamento. Tudo o que passamos nos fez mais fortes. Agradeçamos a Deus por estarmos bem e com saúde!


Agradeçamos a Deus até mesmo por não ter tudo que pedimos. Essa é a vida nos dizendo que nem tudo o que desejamos é capaz de nos fazer felizes. Tudo o que passamos esteve sob o controle de Deus. Tenho certeza de que ele está preparando um novo ano de muito amor e esperança para todos nós. Agradeçamos por seu cuidado para conosco!


Minha oração é para que Deus abençoe nossa vida, a nossa família e a nossa igreja por todo o ano, assim como ele nos abençoou neste ano que está acabando. 
Até aqui nos ajudou o Senhor; sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres (1Sm 7.12; Sl 126.3)!

 

Itamir Neves é capelão da Rádio Trans Mundial, apresentador dos programas “Através da Bíblia” e “Entendendo a Bíblia”, autor de diversos livros, um dos pastores da Primeira Igreja Batista de Santo André e professor na Faculdade Teológica Batista de São Paulo

Compartilhe