Capelão se transforma em palhaço para alcançar crianças e adultos
Por Lucas Meloni
08/12/2022, às 11h55 | Conteúdo atualizado em 08/12/2022, às 11h49
No próximo sábado (10), comemora-se o Dia Universal do Palhaço. Este personagem marcante da infância de muitos tem sido usado por capelães para alcançar crianças e adultos. É o caso de Adriano Cruz, parceiro na área de capelania da Rádio Trans Mundial e apresentador do programa “Espaço do Capelão”.
Desde 2007, ele se veste de palhaço para dar vida ao Ondinha (o nome faz uma referência a ondas de rádio, uma espécie de homenagem à RTM).
“Minha primeira experiência foi em um workshop para adultos, em São Paulo. Muitos se interessaram pelo trabalho e alguns prosseguiram, inclusive, para iniciar a palhaçaria (espécie de oficina para se tornar palhaço). É uma grande oportunidade para falar do evangelho a crianças e adultos”, comentou.
Apesar desta abertura, Cruz destaca que alguns pontos ainda representam desafios. O primeiro deles é que há algumas crianças que têm medo de palhaços. O segundo é que algumas igrejas são resistentes em inserir o trabalho com palhaços em suas ações evangelísticas.
Para Adriano, o mais significativo é a contribuição que o trabalho traz para vidas. “Tive contato já com crianças e adultos de condição muito simples e percebi o quanto eles prestavam atenção nas ações. É muito significativo ver que aquilo que ensinamos ainda atrai a atenção. Enquanto algumas crianças recorrem a celulares e tablets, nós trazemos a mensagem de alegria e de esperança”, concluiu Cruz.
Ouça “Espaço do Capelão” pelo site Trans Mundial.