Quatro dicas para trabalhar com jovens em igrejas locais
Por Lucas Meloni
30/03/2023, às 13h30 | Conteúdo atualizado em 30/03/2023, às 13h26
Em 30 de março comemora-se o Dia Mundial da Juventude. Por razão desta data, a Rádio Trans Mundial ouviu líderes de ministérios de jovens de diferentes igrejas locais para apontar quatro dicas capazes de ajudar na condução do grupo em diferentes atividades.
Conecte os jovens
O volume de encontros e conteúdos despejados pelo mundo na vida dos jovens é, infelizmente, muito superior a tudo o que eles vivem na realidade da igreja. A dica é que, por meio de diferentes atividades (presenciais e virtuais), você estimule conexões entre os jovens para que se conheçam, fortaleçam e criem vínculos.
Seja relacional
Estar presente e marcar a vida dos jovens faz a diferença na mente dos mais jovens. Em tempos em que tudo é por tela, olho no olho e tempo de qualidade fazem toda a diferença.
Saiba como usar as ferramentas digitais
As ferramentas como redes sociais, por exemplo, devem ser úteis ao ministério. Escolha redes que dialogam com seu público-alvo e use vídeos, músicas e uma linguagem que agreguem conteúdo para os jovens. Evite o modismo que apele para coisas duvidosas.
Entenda o tempo de cada jovem
Cada pessoa tem o seu tempo. É fundamental pensar em integração e comunhão, mas saiba identificar quando for o momento de tratar no individual de assuntos mais sensíveis. Compreensão é um fator chave nesta relação.