Congresso Cada Homem Um Guerreiro reúne mais de mil pessoas em Curitiba e em São Paulo
Por Lucas Meloni
05/05/2023, às 11h50 | Conteúdo atualizado em 05/05/2023, às 13h56
Mais de mil homens participaram das duas edições do Congresso Cada Homem Um Guerreiro, realizado pela RTM Brasil, nos dias 21 e 22 de abril, em Curitiba, e em 29 de abril, em São Paulo. O evento contou com diferentes palestras e oficinas que trataram sobre temas como saúde emocional do homem e educação financeira, entre outros.
O destaque das duas edições foi o lançamento do livro “Cada Homem Um Guerreiro” 4 com o tema “Puro”. A obra é de autoria de Bob Rehm, amigo de Lonnie Berger, idealizador da série de discipulado. Rehm traz ensinamentos importantes sobre a pureza na relação com Deus e apresenta técnicas importantes para ajudar homens na luta contra a pornografia. Os eventos aconteceram nas igrejas Batista do Bacacheri (Curitiba) e Boas Novas (São Paulo). Vavá Rodrigues foi o convidado musical.
Berger foi o principal palestrante das duas edições e trouxe dados alarmantes sobre a realidade das famílias nos Estados Unidos e o massivo processo de desconstrução da masculinidade observada na sociedade atual. Ele destaca que para mudar uma cultura é necessário alcançar os homens para Cristo.
“Cada Homem Um Guerreiro tem um trabalho fundamental porque passa pelas principais áreas de interesse e de dilemas dos homens como vida com Deus, família, finanças e santidade. É uma ferramenta indispensável para chegar à mentalidade masculina”, disse Luiz Leidner, coordenador do Ministério de Homens da RTM.
Cerca de 14 mil homens já participaram do discipulado Cada Homem Um Guerreiro pelo Brasil. A igreja do Bacacheri adotou a série de estudos em fevereiro de 2015. Já a Boas Novas, iniciou em março de 2022. Dezenas e dezenas de grupos já passaram pelos livros.
Para Arthur Rempel, voluntário do Ministério de Homens da RTM, os homens saíram do Congresso com muitas ferramentas e preparados para servir em suas igrejas locais e para enfrentar a realidade em diferentes partes de suas vidas. “A primeira é a ferramenta básica do discipulado: aprender a ter um momento com Deus. Este é o fator motivador de qualquer transformação na sociedade. O homem mesmo, tendo contato com a Palavra de Deus, pode ser transformado. Na sequência, o cuidado com a família e o cuidado com os filhos. Já no livro três, o restante dos desafios da vida como dinheiro e trabalho. Além disso, tem o livro quatro que complementa o discipulado falando sobre a moralidade”, comentou.
Testemunhos
Um dos pontos altos da programação foi a parte de testemunhos. Líderes de ministérios de homens de igrejas parceiras subiram ao púlpito para relatar um pouco do impacto do discipulado da RTM Editora na história de muitos homens.
Oficinas
Na edição de SP, o público teve oficinas: “Como iniciar e conduzir um grupo de CHUG” (Pr. Luiz Leidner); “Mente em Dia: Sendo o Homem que Deus Deseja que eu Seja” (Pr. Abner Morillas – Primeira Igreja Batista de Santo André); “A Pessoa do Líder do Grupo: Como Trabalhar o Grupo” (Pr. Adalbérico Rocha – Igreja Batista Boas Novas) e “Saúde Financeira do Homem” (Rafael Bumbeers – professor e educador financeiro).
Mais de 150 pessoas participaram da oficina de saúde mental. “A alta adesão demonstra que os homens estão, de fato, enfrentando um problema sério de saúde emocional. O interesse do homem em tratar essa área eu também digo que é muito novo em termos de cultura brasileira. Este adoecimento precisa ser visto do olhar da espiritualidade e da ciência também. O que tem tornado o homem tão fragilizado? Há um movimento que aponta para o masculino como algo tóxico. Esses extremos são danosos. Por esta oficina, observamos a necessidade do homem de ser ouvido”, explicou Morillas.
Participantes
Para o pastor Luiz Carlos Lopes, da Igreja Batista Amoreiras, de Campinas, membro do grupo Legendários (iniciativa missionária que busca trabalhar com homens a partir de atividades radicais), o maior legado do evento é reforçar o apoio espiritual do homem. “Acredito que Cada Homem Um Guerreiro se aproxima muito desta proposta, que temos, de trabalhar temáticas do universo do homem a partir de atividades de interesse e oportunidades que surgem”, comentou.
Glauber Santos, de Guarulhos, explicou que a série de discipulados abre um precedente amplo no trabalho com os homens. “É muito mais fácil e direto trabalhar com um material que entende a mentalidade, as dificuldades e a realidade do homem dos nossos tempos”, opinou.
Cada Homem Um Guerreiro
Se você ainda não conhece a série Cada Homem Um Guerreiro, confira os detalhes em loja.transmundial.org.br/cada-homem-um-guerreiro.