Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Mês de junho tem campanha de conscientização para doação de sangue

Por Lucas Meloni

14/06/2023, às 10h00 | Conteúdo atualizado em 14/06/2023, às 10h03

Nesta quarta (14) é comemorado o Dia Internacional do Doador de Sangue. A data é para estimular a reflexão a respeito da doação de sangue em um dos períodos mais críticos do ano. De acordo com a Fundação Pró-Sangue (responsável pelo abastecimento de bolsas de sangue em hospitais da Grande SP), o estoque de sangue, nesta época, chega, em média, a 30% (nível considerado baixíssimo) por razão das baixas temperaturas e do aumento nos registros de doenças respiratórias, grandes inibidores de doações.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 42% do sangue coletado no mundo estão em países de alta renda, que concentram apenas 16% da população. Isso quer dizer que os países mais pobres acabam por sofrer com os baixos níveis de coleta. Os motivos são variados: desde falta de equipamento para coleta e testagem de sangue até a ausência de campanhas públicas para estimular as doações.


Por razão desta data, a RTM traz uma relação, divulgada pelo Ministério da Saúde, de hemocentros no Brasil que estão aptos a receber doação de sangue. Acesse aqui a lista e confira o mais perto de você!


Exigências para doar
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (para menores de 18 anos, verificar no site os documentos necessários e formulários de autorização);
- Pesar, pelo menos, 50kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento original com foto recente.

Compartilhe