Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Clássico “A Vida é Bela” é destaque na programação da RTM Brasil

Por Lucas Meloni

17/07/2023, às 16h00 | Conteúdo atualizado em 17/07/2023, às 16h57

O ano era 1939 e o mundo respirava instabilidades política e econômica. Na Itália, dominada pelo fascismo, uma família tenta viver além do clima de horror que se instalaria. O ítalo-judeu Guido, dono de uma livraria judaica, busca uma forma criativa para não assustar o filho, Giosué, por razão da prisão dele e da esposa, Dora, mãe do garoto. Ele fez da perseguição uma espécie de “jogo” para poupar o filho da dureza e das dificuldades de ver os pais presos. 


A história retratada acima é o enredo de “A Vida é Bela”, um filme clássico e um dos mais marcantes do cinema mundial. Ela se passa num período marcado pela Segunda Guerra Mundial. Há muitas divergências de números, mas estima-se que mais cinco milhões de judeus, segundo estudo da universidade de Klagenfurt (Áustria), tenham sido mortos durante a Segunda Guerra. O filme foi gravado na região da Toscana.


Na semana passada, a locutora Renata Burjato, na companhia do pastor e professor João Paulo Gouvêa, conversou com os jornalistas em missão Paula Ferreira e Walter Fernandes, que atuam na CRC, parceira na Itália da Trans World Radio (TWR), rede global de rádios da qual a RTM Brasil faz parte.


Paula e Walter visitaram o Memorial Shoah, em Milão, que fica na parte de baixo dos trilhos de trem da cidade. No local, milhares de judeus e opositores políticos ao regime fascista foram carregados em carros de gado, então levantados para o nível da pista acima e unidos em trens com destino a Auschwitz-Birkenau, Mauthausen, e outros campos de concentração ou morte no exterior e em solo italiano (Fossoli e Bolzano). Shoah, aliás, é um termo, em hebraico, que faz referência a extermínio de judeus.

 

Ouça a entrevista no player abaixo.

 

 

 

 

Compartilhe