Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

TWR transmite mensagem de esperança ao Sudão

Por Lucas Meloni

16/08/2023, às 14h00 | Conteúdo atualizado em 16/08/2023, às 13h55

Cerca de 45 milhões de pessoas residem no Sudão, país que figura entre os 10 que mais perseguem cristãos no mundo, de acordo com a Lista Mundial de Perseguição, da missão Portas Abertas. O país do Norte da África tem um histórico político conturbado e uma fortíssima opressão islâmica.


Até 2011, o Sudão era considerado o maior país do continente africano. Isso mudou porque parte do povo sudanês exigiu uma separação, nascendo assim o chamado Sudão do Sul, considerado o país mais jovem do mundo.


Há anos, a Trans World Radio (TWR), rede global de rádios da qual a RTM Brasil faz parte, investe na transmissão do evangelho de Cristo ao povo sudanês. “Antigamente, uma transmissão em ondas médias saía todas as noites de um poderoso transmissor estrategicamente localizado no Oriente Médio, que cobria a área do Sudão e alguns países do Golfo. Alguns dos programas sudaneses da TWR são produzidos no Egito porque muitos sudaneses vivem lá. Um exemplo é um programa de drama semanal chamado Songs of Hope (Sons da Esperança), que apresenta a mensagem de Cristo de uma forma musical com a qual os sudaneses se identificam”, destaca uma notícia publicada pela TWR Reino Unido.


Desde outubro de 2020, a TWR alcança o Norte do Sudão a partir de um transmissor de ondas curtas instalado na África. A localização específica é mantida em sigilo para evitar ataques ou perseguições de grupos religiosos extremistas. “O rádio de ondas curtas pode viajar longas distâncias, é robusto e os ouvintes não podem ser rastreados. Seu anonimato o torna mais seguro para ouvintes em países como o Sudão, onde a liberdade de religião é restrita. Mais importante ainda, é que esta é a única maneira pela qual muitas pessoas no remoto Sudão podem acessar o evangelho”, acrescenta o texto.


Com esta oportunidade, a equipe regional da TWR passou a produzir alguns programas direcionados ao Sudão como o “Hope for Sudan” (Esperança para o Sudão), que mescla conteúdos de programas como “Mulheres de Esperança”, “O Caminho da Retidão” e “Poder na Perseguição”, entre outros. A chamada coleção “Hope for Sudan” tem objetivos específicos: mostrar que Jesus é bem mais do que um profeta (ideia pregada pela fé islâmica); ajudar no fortalecimento da fé dos novos convertidos e apoiar famílias cristãs ou recém-convertidas em meio a um contexto de forte perseguição.


“Um pastor sudanês pegou programas que já estavam preparados em árabe clássico, como ‘The Word Today’  e  ‘My Journey in Life’ , e começou a produzi-los em árabe sudanês para este bloco de uma hora de transmissão. Em parceria com a equipe árabe da TWR, um pastor local distribui rádios para áreas remotas do Sudão. Ele viaja para as montanhas onde as pessoas não têm internet ou telefones celulares. Ele vai de casa em casa distribuindo rádios e ensinando as pessoas a usá-los. Para muitas dessas pessoas, é a única chance de ouvir a mensagem do evangelho”, complementa a TWR Reino Unido.


Saiba mais sobre o que Deus tem feito no Sudão a partir da TWR aqui.

 

Compartilhe