Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

DIP 2024 abordará realidade da África Subsaariana

Por Lucas Meloni

06/11/2023, às 13h40 | Conteúdo atualizado em 06/11/2023, às 13h44

A missão Portas Abertas divulgou nesta segunda (6) o tema da edição 2024 do Domingo da Igreja Perseguida (DIP). “Desperta África” busca mostrar o quanto o continente precisa de atenção devido ao elevado número de ataques a cristãos, sobretudo, na região Subsaariana. 


O continente africano é dividido em regiões. Uma das principais é a Subsaariana, que compreende um grupo de 48 países e totaliza uma área aproximada de nove milhões de quilômetros quadrados. 


Uma das preocupações com a África tem sido o avanço da islamização da cultura local, gerando significativas mudanças sociais.


“A situação dos cristãos perseguidos na África Subsaariana está cada vez mais grave, pois o extremismo islâmico avança no continente com o objetivo de eliminar por completo a presença cristã. Por isso, juntas em um só clamor, igrejas no Brasil e América Latina intercederão pelos cristãos na região mais violenta do mundo para os seguidores de Jesus. Apesar da violência, a igreja no território resiste, mas precisa da atenção e do apoio de cristãos ao redor do mundo para se manter fiel até a vinda de Cristo. Desde o início dos anos 1990, a Portas Abertas apoia cristãos na África Subsaariana por meio de parcerias com as igrejas locais. Os projetos atendem diversas necessidades como treinamentos bíblicos, projeto de geração de renda e cuidados pós-trauma”, informou Portas Abertas.


Segundo a organização, 95% das mortes de cristãos aconteceram na região ao sul do deserto do Saara, o equivalente a 5.340 casos, entre outubro de 2021 e setembro de 2022.


O que é o DIP?
O Domingo da Igreja Perseguida é um grande movimento de oração e de mobilização pela causa da Igreja Perseguida. O evento foi idealizado pelo Irmão André, fundador da Portas Abertas, e há anos impacta a igreja brasileira e cristãos perseguidos em mais de 60 países.  


A edição 2024 será no dia 26 de maio. Estima-se que mais de 360 milhões de cristãos enfrentem algum tipo de perseguição atualmente, Em 2023, mais de 15 mil igrejas participaram do DIP cujo tema foi "Os Países Mais Perigosos para os Cristãos", com os 11 países com perseguição religiosa extrema, ou seja, no nível máximo, da Lista Mundial da Perseguição 2023.  


Para participar, acesse o site portasabertas.org.br/dip.

Compartilhe