Por meio da música, TWR chega a crianças ciganas da Sérvia
Por Lucas Meloni
23/11/2023, às 09h45 | Conteúdo atualizado em 23/11/2023, às 09h42
Crianças de comunidades ciganas têm ouvido falar sobre Jesus por meio de músicas e projetos correlacionados que são frutos de uma parceria integrada pela Trans World Radio (TWR), rede global de rádios da qual a RTM Brasil faz parte, na Europa.
Em setembro passado, um grupo de mais de 80 pessoas que atuam em ministérios infantis de nove igrejas ciganas diferentes reuniram-se em um treinamento, realizado em uma igreja parceira, ao Sul da Sérvia. A capacitação apresentou 20 canções originais para evangelismo de crianças ciganas.
Segundo estimativas oficiais, a população cigana da Sérvia está em cerca de 108 mil pessoas, sendo o 13º país com mais ciganos no mundo.
O projeto nasceu da percepção de que o trabalho com as crianças ciganas tinha dificuldades pela falta de recursos que complementassem as aulas, como músicas, literaturas ou vídeos.
A ideia original das músicas vem de Miki, um pastor cigano, e Nikola, um produtor musical. Ambos nasceram em Leskovac, na Sérvia, e agora servem em uma igreja cigana em Jagodina, na Sérvia.
“Antes de começar a produzir música cristã, eu estava envolvido na produção de música 'mundana'. Era uma música que não glorificava a Deus, mas o Espírito Santo realmente trabalhou em meu coração e decidi parar de fazer essa música. Eu realmente senti Deus me chamando para começar a ajudar as igrejas a fazer músicas que glorificariam a Deus”, disse Nikola.
O trabalho busca incorporar vários estilos musicais nas canções trabalhadas com os pequenos. Um ponto em comum identificado pelos produtores musicais entre os diferentes grupos ciganos é a baixa autoestima. De acordo com reportagem publicada no site da TWR, muitos deles sofrem com o preconceito e com a marginalização das comunidades ciganas. É por meio desta janela de oportunidade, que as equipes de missionários falam sobre Jesus e o quanto essas pessoas são amadas por Deus.
As canções consistem em textos bíblicos musicados. Desta forma, eles aprendem (e memorizam) as escrituras. As músicas produzidas já estão disponíveis no YouTube, uma vez que esta é uma das plataformas mais buscadas por crianças em diferentes partes do mundo. A ideia do projeto é estender, por meio digital, o aprendizado da criança, fazendo com que o ensino da Bíblia não fique restrito ao culto infantil dominical.
Leia a reportagem original (em inglês) completa no site da TWR.