Ex-presidente da RTM entra para Hall da Fama da Internet
Por Lucas Meloni
06/12/2023, às 14h30 | Conteúdo atualizado em 06/12/2023, às 14h26
Hartmut Richard Glaser, ex-presidente da RTM Brasil e atual vice-presidente da missão, recebeu, em setembro passado, uma homenagem internacional. O nome dele passou a constar no Internet Hall of Fame (Hall da Fama da Internet), da Internet Society, pelo papel importante que, historicamente, desenvolveu no sentido de trabalhar pelo avanço da internet pelo Brasil e em escala global.
Glaser e Ivan Moura Campos (outro brasileiro que também recebeu a honraria) ajudaram a criar o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), uma espécie de entidade que cuida dos registros com final br (característicos do Brasil) e gere práticas e iniciativas voltadas à segurança na web.
Foi na Universidade de São Paulo (USP) que Glaser teve o seu primeiro contato com a internet. A universidade foi um dos primeiros centros de ensino a terem acesso à rede, em meados da década de 1990. De lá para cá, não parou mais. Glaser trabalhou ativamente para a elaboração de programas e órgãos relacionados à gestão na internet como o NIC.br (fundado pelo CGI.br) e p LACNIC, que é o serviço de registro de endereços da internet para a América Latina e o Caribe.
Além do legado no trabalho pelo avanço da internet reconhecido, Glaser conta com uma ampla história ministerial. É pastor e foi, por duas vezes, presidente da Convenção Batista Pioneira, a qual é ligado por conta de sua igreja local, a Igreja Batista Alemã de São Paulo (IBASP).
Glaser foi também presidente da RTM entre os anos de 1982 e 2016. De 2016 para cá, ele ocupa a função de vice-presidente da rádio. No livro “Rádio Trans Mundial: 50 Anos Transmitindo o Evangelho” (RTM Editora) há destaques para algumas ações de Glaser como presidente como, por exemplo, a inauguração do transmissor em Santa Maria (RS), em 2004, bem como a comemoração dos 45 anos da missão, em 2015, entre outras.