RTM investe em alojamento e no treinamento de lideranças indígenas no Amazonas
Por Lucas Meloni
17/07/2024, às 14h00 | Conteúdo atualizado em 17/07/2024, às 18h03
A RTM inaugurou um alojamento para 40 pessoas na cidade de Benjamin Constant, no interior do Amazonas, neste mês de julho. O local foi construído a partir de um investimento de R$ 50 mil destinados pela missão por meio de uma campanha de doação promovida em 2023. O espaço será utilizado por alunos do centro de formação de lideranças locais e indígenas, mantido com apoio da RTM, e por pastores e parceiros que estiverem a serviço do ministério de Línguas Indígenas da RTM no município.
A inauguração contou com a participação dos diretores Valdir Pydd (Executivo e de Ministérios) e André Castilho (Produção de Conteúdo), ambos da RTM Brasil, além do pastor Clauber Quadros, líder da Missão Evangélica CUAG e parceiro da RTM.
Há décadas, a RTM investe na região. A missão é parceira na tradução e na veiculação de programas bíblicos na língua ticuna, ajudou a construir uma unidade de saúde local, apoia atividades educacionais com crianças no contraturno escolar, além de dar suporte na formação de pastores e líderes indígenas.
O alojamento tem nove metros de largura por 15 metros de comprimento. Ele é dividido em três quartos, com 22 camas (algumas são beliches). O prédio conta ainda com um salão para redes (redário), com capacidade para 19 redes (boa parte da população da região tem o hábito de dormir em redes). Ainda há cozinha, área de serviços, além de uma varanda com frente para o rio Solimões.
”Uma das coisas mais importantes para o fortalecimento de um povo é o treinamento de sua liderança em um local adequado. O novo alojamento proporcionará conforto para professores e alunos enquanto aprendem o necessário para ser aplicado em suas comunidades e em seu trabalho diário”, destacou Castilho.
O valor aplicado na obra foi obtido a partir de uma campanha de captação de recursos realizada pela RTM no segundo semestre de 2023, que contou com a participação de ouvintes e apoiadores.
“Estamos gratos a Deus por este projeto abraçado pela RTM. Quero dizer que este alojamento para nossos alunos e para aqueles que nos visitam para estudar, ensinar ou trabalhar será de grande ajuda. O próximo passo é climatizar alguns quartos porque o Alto Amazonas faz muito calor. Já alojamos cinco alunos nesta inauguração. A média de alunos e professores em nossos cursos gira em torno de 25 a 30 pessoas, então, este espaço suprirá, com certeza, esta demanda”, disse Clauber Quadros.