Ao utilizar este site, você concorda com nossa política de privacidade.

Notícias RTM

Jonas: SBB conclui gravação de primeiro livro do AT em Libras

Por Lucas Meloni

01/10/2024, às 15h40 | Conteúdo atualizado em 01/10/2024, às 15h45

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) informou que concluiu em setembro o processo de gravação do primeiro livro do Antigo Testamento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Jonas foi gravado entre os dias 17 e 20 deste mês, nos estúdios da SBB, em Barueri, na Grande São Paulo. O projeto reforça as iniciativas da organização em produzir mais conteúdos acessíveis.

 

A tradução do texto bíblico para Libras é um processo complexo. Ao longo de dois anos, uma equipe especial dedicada ao trabalho de tradução para Libras(formada por tradutoras surdas) teve contato constante com o livro de Jonas para preparar uma tradução contextualizada e efetiva. A equipe teve aulas de exegese visual, estudos bíblicos e tradutológicos, entre outras áreas. 

 

Quéfren de Moura, consultora de tradução da SBB e responsável pelo projeto, expressa sua alegria. “A gravação do Livro de Jonas é um momento marcante. Depois de tanto trabalho e dedicação, ver a tradução ganhar vida nas mãos das tradutoras emociona. Nosso coração se enche de alegria ao pensar que os surdos do Brasil terão acesso a este livro em sua língua e poderão aprofundar seu relacionamento com Deus. Tem sido um desafio, mas cada momento é recompensador!", destacou.

 

Para Maurianna Cascaes, tradutora e narradora do Livro de Jonas, afirma que ficou muito emocionada com a oportunidade de gravar a Bíblia em libras. “A gravação não é fácil. Antes, temos que preparar tudo e treinar bastante para sinalizar bem. É difícil, porque é uma gravação formal. Mas contamos com várias pessoas da comunidade surda, que nos ajudaram e nos mostraram coisas que nós mesmas não percebíamos. Com isso, melhoramos a tradução. Fiquei muito feliz em gravar a Bíblia em Libras. Deus é muito bom, e eu agradeço por essa oportunidade, por fazer parte dessa missão”, contou ela.

Jonas em Libras poderá ser conferido ainda neste ano pelo YouTube da SBB.

Compartilhe